Primeiramente quero que entenda o intuito deste post não é ajudar você a encontrar um estilo imutável até porque isso não existe. Pode reparar todas as pessoas (celebridades e mortais) consideradas estilosas mudam com o passar do tempo. Porque estilo não tem a ver somente com pegar um punhado de roupas e combina-las. Para a coisa funcionar tem que ter coerência com o conteúdo, ou seja o seu jeito de vestir está diretamente relacionado a sua autopercepção e como quer ser vista.O post ia ficar maior do que isso por isso resolvi dividi-lo em quatro partes. :D
1
Saiba quem é você Saber que seu estilo expressa sua personalidade é só o começo. O próximo passo, bem mais difícil, é responder a esta pergunta: quem é você? Definir exatamente a nossa personalidade pode ser uma tarefa complicada (ás vezes cara para quem recorre a terapia), mas um bom jeito é prestando atenção nas suas escolhas. Não falo apenas de roupas, mas da turma com quem anda, dos livros que lê e das músicas que escuta. Isso é apenas um ponto de partida! Por isso, preste atenção nas pessoas que admira, sejam elas escritoras, modelos, cantoras, atrizes e por que não as amigas?
2
Encontre repertórioVestir-se é como escrever: se você não tem vocabulário, pode esquecer, não vai conseguir se expressar. Não com clareza, pelo menos. Pode ter certeza de que aquela sua amiga estilosa está sempre de olho nas revistas (que mostram como usar as peças tendência, os estilos e etc), na internet (nos sites de streetstyle, blogs de moda), uma inspiração excelente. Além dos filmes relacionados a este universo que dão um banho de referências, já reservei outro post para tratar mais sobre isso.
3
Analise seu guarda-roupaHá gente que só tem estampa no armário, mas diz que adora tendências minimalistas. Oi? Assim, quando essa pessoa abre o guarda-roupa acaba não achando nada lá dentro que queira usar. Para saber se você sofre desse mal, faça uma lista detalhada com tudo o que você gosta - calça, vestido, saia? Lisa, colorida, com estampa? Brinco, colar, pulseira? Depois, pegue essa lista e vá até seu guarda-roupa. Tire o que destoa da sua lista e anote o que você adora, mas não tem lá dentro. Outra coisa que ajuda muuuito: separar as peças que te vestem bem (que todo mundo elogia quando você usa) e olhe bem para elas: como é a modelagem? Qual é a altura do decote? Por que gosta tanto dela? É o que chamo de filosofia de closet!
4
Peça ajudaConhece alguém cheia de estilo? Mesmo que a primeira tentação seja copia-la, não faça isso. Chegue mais perto e aprenda com ela. Não tenha vergonha de pedir ajuda. Agora, se a fia for metida esqueça essa dica! Sempre há alguém estiloso, mais humilde e solidário por aí!
5
Fique de olho nas compras Renovar o guarda-roupa de vez em quando é ótimo, mas você não precisa torrar uma grana toda vez que quiser algo novo. O ideal é guardar dinheiro para peças de que você gosta muito ( e usar mais vezes) ou que sejam clássicas , como mostrei neste post
aqui. Já as coisas que são aquela "moda de momento" podem ser compradas em lojas mais baratas.
6
Encare o espelhoGente que assume o estilo nem sempre agrada a todos. Aqui na minha cidade que o diga, há três anos atrás quando decidi usar chapéu sempre rolava uns olhares esquisitos e muitas vezes enviesados para mim. Hoje, isso melhorou bastante por que o número de pessoas que usam chapéu nas ruas soteropolitanas aumentou consideravelmente. Voltando a dica, às vezes a coisa chega a ponto de rolar comentários imbecis e até carregados de preconceito (se o estilo for muito radical) . Você tem que filtrar o que escuta. O espelho é o seu maior juiz. Se depois de encará-lo, ficar insegura, troque a produção e seja feliz!
*Baseado no texto da Adriana Yoshida, editora criativa.
Em breve segunda parte da série! Diga para mim: o que achou das dicas?