Made in França
É como um verdadeiro ritual: No dia 31 de dezembro, geralmente nos vestimos de branco, preparamos comidas exóticas, bebemos champanhe e ficamos ligadões no 220V esperando a grande virada. O que muita gente não sabe é que estes costumes na verdade não passam de tradições importadas, começando pelo nome da comemoração.
Réveillon advém do verbo francês Réveiller, que significa acordar - seria o despertar do ano. A palavra surgiu no século 17 para identificar eventos muuito populares entre os nobres franceses: jantares longos e chiquérrimos, que iam até depois da meia-noite, sempre nas vésperas de datas importantes. Esses eventos noturnos eram realizados várias vezes ao ano, mas com o tempo foram ficando para o ano-novo mesmo.
Quando foi comemorado pela primeira vez no Brasil?
No Brasil, os primeiros réveillons foram realizados na corte de dom pedro 2°, no Rio, e como todo mundo gosta de copiar a realeza, logo foram copiados pelas elites paulistas. Claro que alguns detalhes foram incorporados depois, salpicando no jantar francês uma dose generosa de sincretismo brasileiro.
Resoluções de ano novo
Veja a origem de algumas mandigas do ano-novo.
Uvas : Simpatia trazida pelos vinicultores portugueses, que guardavam a semente do seu produto para ter fartura.
Lentilhas: Os italianos trouxeram essa tradição, que resultaria em um ano de fartura.
Pular ondas: Hábito comum desde os gregos, que acreditavam recarregar baterias pelo mar, fonte da vida.
*Fonte: Super interessante
Volto lá pelo dia 5 de janeiro com boas novas
Um feliz 2011 pra você!!