Skinny de oncinha - Fashion blog: Por que você sente vergonha alheia

06 janeiro 2012

Por que você sente vergonha alheia

 Li uma reportagem na revista Super Interessante e achei legal compartilhar com vocês (Um hiato para os posts de moda). Quem não foi testemunha de um momento embaraçoso de outra pessoa e se sentiu mal por isso? Eu, por exemplo, sou as duas coisas: testemunha ocular e objeto da sem vergonhice por ser tanto observadora quanto desastrada.


A culpa é dos seus neurônios! Você pode até ser insensivel mas o seus neurônios, não enfraquecem a amizade.

Por trás das sensações solidárias estão aquelas consideradas estrelas da neurologia contemporânea: os neurônios espelhos.
Segundo a reportagem da Super, essas células são especialistas em copiar: fazem uma simulação no nosso cérebro da situação que está acontecendo com outra pessoa. Isso vale para movimentos corporais e emoções. O que ocorre é que ao vermos uma pessoa experimentando uma emoção, a tendência que temos é simular em nós mesmos o mesmo tesão, alegria e, lógico, a mesma vergonha. A tal vergonha alheia nada mais é que o cérebro dando uma amostra grátis de uma situação ameaçadora ou desafiadora para degustação.


Essa informação foi útil, pessoal ?  vocês estão muito mudos ultimamente

Um comentário:

  1. Sabe que quase nunca leio essa revista, e nem a Mundo Estranho, pior que quando vo em banca de jornal ou em livraria me acabo e leio toda a revista!
    Aliás muito interessante pensei que era só o cérebro e a emoções mesmo e não os movimentos, aliás quem nunca sentiu vergonha alheia antes?
    Beijoo

    ResponderExcluir