O que é vintage, hi-lo, hype? Vira e mexe a mídia especializada em moda usa termos especificos para se referir as coisas que fazem parte do meio fashion. Esses termos, que muitas vezes são estrangeiros ou neologismos criados a partir de outras expressões causam dúvidas sobre seu significado e dificuldade de compreensão dos textos por uma parcela de leitores.
E porque funciona assim? Porque muitos termos já são bem difundidos mundialmente e boa parte deles não ficariam tão bem "abrasileirados", por causa da escrita e porque a tradução poderia gerar uma referência diferente da desejada. Por outro lado, traduzir os termos referentes ao mundinho fashion seria uma forma de privar o leitor da informação, do conhecimento e da cultura que este irá adquirir. Conhecimento que pode muito bem ser usado para outras leituras, de outros meios de comunicação inclusive. Através da simplificação dos termos, o autor estaria subestimando o seu leitor e respondendo superficialmente a uma questão que ao meu ver carece de uma visão mais globalizada.
O objetivo desse post é comunicar e informar de maneira simples alguns dos termos mais utilizados no mundo fashion. Quem tiver alguma dúvida fique a vontade para falar nos comentários. A resposta incluo na segunda edição! =D
Vintage: A palavra de origem inglesa indica a safra de um vinho (vint= safra da uva e age= idade). Nos anos 80, veio para a moda como uma referência a roupas de outras épocas que ganharam valor por sua antiguidade, como acontece com o vinho. Você pode achá-las em brechós ou dando uma boa vasculhada no armário da avó.
Dress code: Seria "código de vestir" uma espécie de etiqueta de como se vestir levando em conta a ocasião social.
Hi-lo: É formado pelas palavras inglesas high e low (alto e baixo), é um mix de peças extremamente opostas: caríssimas com superbaratas ou despojadas com outras mais glamurosas. J. Lo e Beyoncé são adeptas deste estilo.
High-tech: Vem de high technology, (alta tecnologia, em inglês) e é usado para roupas com design arrojados e materiais sintéticos. O dry-fit, por exemplo, tecido usado em roupas esportivos, permite que o suor evapore e a peça fique seca rapidamente.
Oversized: A tradução para esta palavra inglesa é "bem grande". O termo é usado para peças com tamanho amplo. Nesta estação, por exemplo, a skinny dá lugar a modelos de calças oversized (pantalona, boyfriend´s pants, cropped). Outras peças, como blusas e bolsas, também podem ganhar esse adjetivo.
Haute couture: É uma palavra que pode ser traduzida literalmente. É uma expressão francesa para se referir a alta costura.
Prêt-à-porter: Sabe aquela blusa que você tem e suam amiga também? Ela é prêt-à-porter. Do francês "pronto para usar", o termo se refere a uma produção volumosa da mesma peça, o famoso P, M e G. Nos anos 40, a expressão ganhou força nas principais passarelas mundiais.
Streetwear: A moda de rua é esportiva e despojada. Ganhou força nos anos 80, quando o tênis saiu das quadras e foi parar no pé da galera. Uma precursora do estilo é Madonna. Em 1994, ela usou um vestido da Adidas e fez a marca virar um ícone do streetwear.
T-shirt: O termo começa com a letra T para associar justamente ao formato da camiseta. Mais fácil impossivel!
Pin-up: Durante a Segunda Guerra Mundial, nos anos 40, os soldados se divertiam com fotos de pin-ups girls (garotas penduradas). Elas estampavam os calendários dependurados nas paredes. O estilo era sensual: pernas de fora, peças que marcavam a cintura e decotes generosos. Mas nunca vulgares. Dita Von Teese e Betty page são famosas adeptas do estilo.
Hype: Se está em alta, é hype! Inicialmente usada para supervalorizar uma pessoa ou uma mercadoria, essa palavra inglesa entrou para o vocabulário da moda nos anos 90. Virou sinônimo de algo que está fazendo muito sucesso no momento.
Must have: Se refere ao "tem que ter". Muito facil!
It: Ter um IT significa ter algo a mais. Uma peça especifica pode ser o IT que faltava no seu look. Uma IT girl é uma garota que se destaca pelo estilo e é copiada por outras meninas. A Kate Moss, por exemplo, é uma IT girl por ter lançado várias tendências, como a da calça skinny e da ankle boot.
Ao contrário do que diz o aviso de inacessível, os comentários via facebook estão funcionando perfeitamente. Eu mesma testei! :)
Gostei desse post, e amei alguns looks. Beijos
ResponderExcluirgiihflore.blogspot.com
Nossa não sabia que tinha tudo isso ai de palavras que se refere a moda.. Hum legal, hem!
ResponderExcluirAdorei o dicionário e o blog, parabéns!
ResponderExcluirAh! essa semana comecei um blog novo, se quiser dar uma passada para conhecer, ficarei mto feliz!
beijos beijos
http://manualdosvinte.blogspot.com.br/