Pra acabar com este sentimento de culpa vou tentar esclarecer o que aconteceu com a gramática depois do novo acordo ortográfico. Quero ver todo mundo fazendo bonito na hora de escrever tá? XD
Porque o acordo? Já está em vigor no Brasil?
O acordo foi feito no intuito de unificar a grafia em países lusófonos, ou seja, que têm a língua portuguesa como língua oficial. Entrou em vigor em Janeiro de 2009. Entretanto, nós brasileiros temos dois anos para aderir às novas regrinhas. Portanto, se você ainda não escreve com a nova grafia não fique encucada (o) se sentido burra (o). Tanto a grafia antiga quanto a nova serão aceitas até 1 de janeiro de 2013 (data em que a grafia prevista no novo acordo será considerada a correta).
O que mudou na língua com este acordo??
Hífen
O "tracinho" vai deixar de existir em dois casos:
- quando a segunda palavra começar com "s" ou "r", ai essas letras serão duplicadas. Exemplo: anti-semita passa a ser antissemita, contra-regra muda para contrarregra e infra-som para infrassom.
Exceção: Esta regra não vale para prefixos terminados em "r", portanto, em palavras como super-resistente, o hífen permanece. - o prefixo e a palavra subsequente terminam em vogal. A nova regra só não se aplica ao prefixo "co" (que normalmente se aglutina à palavra que se prossegue a ele). Exemplo: autoescola e aeroespacial.
Trema
É com pesar que digo: O trema vai deixar de existir na língua portuguesa. Contudo a pronúncia não muda.
Exemplo: freqüente passa a ser escrito como frequente.
Alfabeto
Vai passar a ter 26 letras, incorporando "k", "w" e "y". Aleluia!
Acentuação
Quando falamos de acento, pode se preparar que tem muita mudança. Olha só:
- o acento diferencial não será mais usado. Exemplos: o acento agudo no verbo flexionado pára não será mais usado para diferencia-lo da preposição para. Isso também inclui os substantivos compostos pára-brisa, pára-raios e pára-choque. O mesmo acontece com péla ( do verbo pelar), pólo (substantivo), pêlo (substantivo) e pêra (substantivo). Nesses casos, caem todos os acentos, pessoal.
- o acento circunflexo some em dois casos: nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou subjuntivo dos verbo crer, dar, ler, ver e seus derivados (como reler, antever etc). Exemplos: crêem passa a ser escrito creem, dêem ficará deem, e assim por diante.
em palavras terminadas com o hiato "oo". Exemplos: vôo fica voo e enjôo, enjoo.
- O acento agudo também deixará de ser usado em três situações: em ditongos abertos "ei" e "oi" de paroxítonas. Exemplos: assembléia, heróico e bóia passam a ser escritos como assembleia, heroico e boia.
nas palavras paroxítonas com "i" e "u" tônicos antes de um ditongo. Exemplos: feiúra passa a ser escrito como feiura. nas formas verbais com "u" tônico antes das consoantes "g" e "q" e depois das vogais "e" e "i". Exemplos: averigúe e apazigúe devem passar a ser escritas como averigue e apazigue.
Nenhum comentário:
Postar um comentário